"What's cool" nos Estados Unidos?
O mergulho tecnológico '98

Acabei de voltar do 100 Mergulho Tecnológico '98, viagem de estudos promovida pela Escola do Futuro da USP a Silicon Valley, California, em outubro de cada ano. Este ano o grupo de educadores brasileiros formado por 12 pessoas visitou excelentes escolas do primeiro e segundo graus, como a San Carlos Charter School www.sclc.sancarlos.K12.ca.us (pioneira nesta mistura de escola pública [a prefeitura paga para o aluno] e escola particular [livre para criar um currículo iconoclasta e formar e pagar o corpo docente como quiser]); o districto escolar Bay Shore (bairro pobre que recebeu os primeiros computadores apenas no ano passado, e este ano recebeu alguns dos 6,000 computadores fabricados por penitenciários do Estado com peças doadas pelas empresas famosas do Silicon Valley); a luxuosa escola particular Harker School www.harker.org , quase um clube de campo em San Jose, com um plano pedagógico avançado, misturando tecnologia com humanismo e estabelecendo parcerias internacionais; e a Edenvale School, deliciosa escola pública de primeiro grau, sem corredores, com apenas biombos separando as salas, muita tecnologia e tudo direcionado ao aumento de auto-estima e capacitação dos alunos, que vêm de lares cheios de problemas - Edenvale (www.garlic.com ) já está no segundo ano de parceria em projetos via rede com o Colégio Idalina de São Caetano do Sul.

Mas outras grandes surpresas foram vistas nas empresas visitadas:
A Stagecast Software Inc. www.stagecast.com , composta de gênios que saíram da Apple Computers, desenvolveram um software de autoria para simulações para educação, que será lançado no mercado em fevereiro de 1999; o "Player" já está distribuído gratuitamente no site, e o "Creator" estará à venda por US$ 60.00.

O Centro de Pesquisa em Almaden da IBM www.almaden.ibm.com , onde vimos conceitos e objetos que estarão à disposição da educação no futuro, como cartões carregados no bolso, contendo todo o perfil de interesses cognitivos, parâmetros físicos e preferências de entretenimento, e que serão acessados (sem fios) quando o portador se aproximar de um objeto como um quiosque de informação, um aparelho de ginástica ou uma videoteca.

A Fundação "Economia de Objetos Educacionais"
<www.eoe.org > , idéia que se originou na Apple Computers e agora é um "spin-off ", organização sem fins lucrativos que mantém um site na Internet onde educadores do mundo todo podem depositar e obter "nacos" de software potencialmente útil para o ensino e aprendizagem (rotinas, gráficos, imagens, sons, textos), especialmente aqueles escritos em Java (multi-plataforma); no momento, tem 2.000 aplets disponíveis.

Sun Microsystems www.sun.com/edu , empresa celebrada por suas estações de trabalho e seus servidores, que agora está investindo fortemente em educação acreditando que cada instituição educacional pode fazer sérias economias, disponibilizar mais programas e evitar vandalismo se usar, exclusivamente, servidores em escolas.

Esta semana parto para Vancouver, Canadá, para a Conferência "TeleLearning", onde espero aprender mais sobre a Internet da 3a Geração sendo implantado lá: a 1a Geração é aquilo que temos no Brasil (+/- 28.8k por segundo), a 2 a é aquilo que o Governo dos Estados Unidos está implantando e estendendo ao Brasil (1 Mbyte por segundo - capaz de transferir todo o conteúdo da Biblioteca do Congresso Americano em 1 hora), e a 3a (1 Mbit por segundo -capaz de transferir a mesma Biblioteca para qualquer lugar do mundo em 1 minuto) . Alguém tem uma vaga idéia como isto afetaria a educação?

Frederic M. Litto é Coordenador Científico
da Escola do Futuro da USP