Cultura negra na Internet para estudantes

Existem certas questões polêmicas que permitem a pessoas razoáveis, isto é, pessoas não-dogmáticas, reconhecer bons argumentos a seu favor e contra elas. Um exemplo é a questão do uso de uniforme na escola: existem bons argumentos a favor (evitar que vestimentas de estudantes virem concursos informais de poder aquisitivo) e contra (evitar regimentação, abafar criatividade individual).

Uma questão similar é se um professor que tem alunos negros deve
ou não encorajar esses alunos a aprofundar os seus conhecimentos
no tocante às origens, à história e às manifestações culturais de povos negros. Alguns diriam que esta tentativa iria contra os interesses de integração social do país, da chamada democracia racial, levantando diferenças entre os brasileiros quando devemos enfatizar as similaridades. Outros diriam que qualquer tentativa de ajudar um brasileiro jovem a estudar as origens raciais, étnicas ou religiosas
do grupo a que pertence só poderia trazer benefícios para o aluno, reforçando a sua identidade como membro de um grupo que fez contribuições importantes para a civilização como um todo e aumentando a sua auto-estima.

Como não pretendo saber que lado da questão tem mais argumentos claros e convincentes, não farei recomendações. Mas não posso deixar de registrar aqui alguns novos sites na Internet que fornecem um prato cheio para qualquer professor que queira levar os seus alunos para ambientes informacionais que celebram os pontos altos das contribuições do povo negro à comunidade em geral.

www.netnoir.com - Apresentando-se como "a alma do ciberespaço", este site localizado em San Francisco oferece ensaios, perfis de figuras históricas e informação factual para quem precisa fazer um relatório escolar.

www.blackhistory.eb.com - Uma abordagem multimídia, com conteúdo do século 16 até 1997. Infelizmente, é necessário ter assinatura paga para acessar.

www.artnoir.com/ - Page é considerado o "pai" do estudo da história do negro, e este site, organizado pela Associação para o Estudo da Vida e História Afro-Americana, apresenta recursos úteis para alunos iniciantes e avançados.

www.naacp.org - Mantido pela mais antiga organização norte-americana focalizada nos direitos civis, este site oferece uma boa introdução ao assunto da luta do negro para ter cidadania igual à dos brancos nos EUA.

www.nypl.org/research/sc/WEBEXHIB/legacy/a.htm -
A Biblioteca Pública do Município de Nova Iorque tem uma das maiores coleções mundiais sobre as contribuições culturais do negro à civilização.

www.blackvoices.com - Informação sobre cinema e música negra contemporânea e a possibilidade de comprar álbuns e artigos.