Não espere a chegada do computador

Um dos princípios do novo paradigma em educação é a idéia de que aprendizagem é mais efetiva não quando o professor transmite, uni-direcionalmente, informação ou conhecimento ao aluno, mas sim, quando o professor planeja as atividades a serem executadas pelo aluno, levando-o a descobrir o conhecimento desejado. Dessa maneira, o conhecimento pertence ao aluno, um fator que é ótimo para manter a motivação para aprendizagem em alta. Quando o professor pontifica na frente da sala de aula e depois ministra provas sobre o conteúdo memorizado pelo aluno,
o conhecimento continua pertencendo ao docente e a motivação do discente é apenas a de satisfazer ao professor (e passar na matéria).

Novas pesquisas do Canadá e Inglaterra sobre rendimento na aprendizagem em casos de educação à distância através da Internet estão revelando que o aluno ganha mais conhecimento, com compreensão profunda de conceitos complexos, quando participa de discussões analíticas com os seus colegas sobre os tópicos da matéria em estudo. Isto é, mais do que o material textual de leitura obrigatória/opcional colocado à disposição do aluno, mais do que a intervenção do professor nas discussões, é a discussão analítica entre os alunos que provoca alto rendimento escolar.

Normalmente, na sala de aula presencial, não há oportunidade de troca analítica de informação entre alunos, porque o professor domina toda a comunicação, uni-direcionalmente. Moral da estória: não precisa esperar a chegada da tecnologia para começar a revolução na sua sala de aula simplemente pare de "dar aula para os alunos" e comece a organizar o que acontece na aula em torno de (a) leituras, (b) discussões analíticas e (c) intervenção pelo professor apenas quando ficar evidente que a discussão está tomando rumos indesejáveis ou quando todos os pontos importantes não foram alcançados.