F A Q s

PERGUNTAS MAIS FREQÜENTES
FAQs (Frequently Asked Questions)

1. Como são as aulas?
Depois de matriculados, os alunos recebem por e-mail uma senha de acesso às áreas restritas, nas quais terão o plano do curso, orientações, atividades e materiais específicos, bem como seus próprios e-mails, relacionados em uma lista. Através deste sistema, os alunos receberão, no próprio site e por e-mail, mensagens do professor e dos demais participantes. Além do e-mail, o aluno irá interagir com o grupo e com o professor através de listas de discussão, mural eletrônico, fóruns de debates e chats. Todos estes recursos contam com tutoriais, que orientam o acesso até para aqueles que não têm experiência. Os cursos compreendem módulos - cada um deles com atividades específicas, material de apoio e exercícios.

2. Qual o horário das aulas?
O horário que for mais conveniente ao aluno, com exceção dos chats, que serão marcados previamente.

3. Haverá também aulas presenciais?
Sim. Alguns de nossos cursos contam com atividades presenciais no início de cada módulo. Nestes encontros, o aluno terá oportunidade, por exemplo, de exercitar-se com as tecnologias utilizadas no curso.

4. Que conhecimentos de informática são necessários para fazer um curso?
Apenas os conhecimentos básicos - de usuário, de correio eletrônico (e-mail) para enviar e receber mensagens e de navegação em páginas web. Mesmo estes requisitos serão orientados através de tutoriais e nas atividades presenciais.

5. Nunca fiz um curso via Internet antes. Ainda assim, posso fazer um curso?
Sim. Cada curso conta com tutoriais para utilização das ferramentas empregadas e acompanhamento do professor para adaptação ao ambiente e realização das tarefas.

6. Há pré-requisitos para fazer os cursos?
Sim, de acordo com seu respectivo conteúdo, como em qualquer curso presencial. Por se tratar de cursos on line, o aluno precisa ter acesso diário à Internet para receber e enviar e-mails e navegar em páginas da web.

7. É necessário algum software especial para participar dos cursos?
Não. Basta que o computador tenha os softwares básicos (sistema operacional, processador de textos, como o Word, por exemplo) e o necessário para se conectar à Internet.

8. O que é fazer um download?
Fazer um download significa copiar um arquivo que está em um computador para outro computador. Embora possa parecer difícil para quem não está acostumado, é bem simples.

9. O que é fórum de discussão?
O fórum é um espaço do curso on line para discutir assuntos. Funciona da seguinte forma: um tema é proposto e colocado no ar, visível para todos os alunos. Cada um escreve seu comentário e envia para o site (haverá formulário próprio para isso na tela do fórum). Esses comentários ficarão disponíveis para todos os participantes; portanto, o participante poderá ler não só sua opinião, mas também a de outros alunos, como se estivesse discutindo o assunto em sala de aula. Periodicamente, o professor responsável por aquele tema consultará o fórum, lerá o que foi escrito pelos alunos e registrará sua orientação sobre o assunto, propondo novos rumos para a discussão e esclarecendo pontos.

10. Preciso ficar sempre conectado à Internet enquanto estudo?
Não. Somente enquanto faz os downloads de cada aula, participa dos chats e fóruns de discussão, envia e-mails e faz exercícios.

11. Não tenho acesso à Internet. Posso ainda assim fazer um curso?
Não. É necessário o acesso à Internet. Pode ser em casa, na escola ou qualquer lugar.

12. Como será a avaliação do aluno?
Todas as atividades realizadas pelo aluno (entrada e permanência em cada página, download de materiais, realização de exercícios, recebimento e envio de e-mails, participação em chats, grupos e fóruns, participação em atividades presenciais) são registradas e computadas para a avaliação e emissão do certificado de participação. Nos casos em que houver certificado de realização de curso, será realizada avaliação presencial.

13. Quanto tempo o curso irá exigir do aluno?
Os cursos, em geral, pedem de 1 a 2 horas diárias de atividades (navegação, leituras e exercícios).

14. Com apenas uma matrícula é possível mais de uma pessoa fazer o curso?
As matrículas e respectivas senhas são individuais. Isto significa que a participação nos encontros, exercícios, grupos, fóruns e chats, o envio e recebimento de e-mails, bem como toda a documentação, serão sempre individuais. No entanto, não há qualquer impedimento se o aluno estiver acompanhado nas atividades virtuais de que participar.

15. O que é um site seguro?
É um site certificado, que garante a inviolabilidade através da criptografia de todas as informações nele registradas pelos seus usuários.

16. O que é o certificação de um site e quem o certifica?
Certisign é um sistema que permite conhecer mais sobre os sites da web antes de fornecer qualquer informação confidencial, já que a segurança ainda é a maior preocupação de internautas e consumidores on line. Quando há o selo da Certisign, acompanhado da figura de um pequeno cadeado no site (igual ao que aparece na barra inferior do Estude Fácil), é seguro que todas as informações fornecidas estarão bem guardadas.